sexta-feira, 20 de junho de 2008

TCC Nota 10


Sim, tiramos 10 em nosso trabalho!!! E para completar a alegria, ganhamos presente e um certificado de melhor pré-projeto de TCC do curso de Jornalismo, da Universidade Cidade de S.Paulo, que foi entregue pelos professores Juarez Tadeu de Paula Xavier (diretor do curso de Comunicação Social) e Maria Bernadete Toneto (coordenadora do curso de Jornalismo).


A Rô e a Glorinha não puderam participar desse momento devido à viagens e outros compromissos, mas eu e a Fabi representamos o nosso grupo que, diga-se de passagem, ralou muuito para alcançar o objetivo. Foram noites mal dormidas, encontros aos finais de semana, telefonemas, conversas online, choradeiras... enfim, muita água rolou nesse 7º semestre até chegarmos a este resultado. Conseguimos!!!


Agora, partiremos com a mesma vontade e consistência para a próxima etapa do TCC: o produto! Agradecemos desde já a todos que ajudaram e nos incentivaram nesse início de projeto. É isso aí, meninas, e Força na Peruca!!! Está valendo muito a pena, cada minuto de trabalho feito.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Repassando a informação...


Pessoas,
a Mari descobriu este programa de bolsa. Vamos unir nossas perucas e juntar o material preciso. E quem quiser participar é só ler o regulamento e verificar se o TCC se enquadra neste programa!!!





PROGRAMA DE BOLSAS PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - 3ª EDIÇÃO

Inscrições de 10/06 a 20/07/2008

Um dos períodos de maior desafio para os estudantes de graduação é aquele em que devem construir seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As monografias finais constituem-se em um importante elemento na formação profissional e intelectual.

Entendendo a relevância dessa etapa, a ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, por meio do Programa InFormação oferece bolsas a alunos que pretendam elaborar seus TCC focados na relação entre a Comunicação a a agenda social brasileira. Em sua 3ª edição, contando com a parceria estratégica do Instituto Alana, através do Projeto Criança e Consumo, o programa irá selecionar trabalhos relacionados ao tema Criança, Consumo e Mídia.

AS BOLSAS
Serão concedidas 07 (sete) bolsas de R$ 300,00/mensais (trezentos reais por mês), durante 6 (seis) meses, para os(as) estudantes universitários(as) que se comprometerem a realizar seus TCC estabelecendo intersecções entre os temas Criança, Consumo e Mídia, especialmente para os sub-temas Publicidade Infantil (características, regulação do setor e impactos no desenvolvimento integral de Crianças e Adolescentes) e Obesidade Infantil.

QUEM PODE PARTICIPAR
Podem concorrer às bolsas estudantes de graduação de quaisquer Instituições de Ensino Superior brasileiras, que estejam cursando:
a. Comunicação Social (várias habilitações);
b. Demais áreas do conhecimento, desde que os projeto sejam co-orientados por um professor vinculado a um curso de Comunicação.

PROJETOS
Para concorrer a uma das bolsas ofertadas, o candidato deve preparar, com o auxílio de um professor orientador, um projeto de TCC de acordo com os parâmetros definidos no Edital (acesse o Edital aqui). Serão escolhidos trabalhos que venham a ser produzidos e defendidos até 31/01/2009.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Programa de Bolsas para TCC ocorrerão de 10/06 a 20/07 de 2008. É necessário realizar uma pré-inscrição online, no sítio do Programa InFormação (www.informacao.andi.org.br). Posteriormente deve-se enviar à Coordenação de Relações Acadêmicas da ANDI, até o dia 20/07 de 2008 (valendo a data de postagem), o projeto conforme as regras definidas no Edital do concurso.

RESULTADOS
Os contemplados serão conhecidos até o dia 20/08 de 2008, podendo ser antecipado o resultado;
Acesse o Edital de Premiação completo na página eletrônica do Programa InFormação, na seção "Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso", ou clique aqui.

sábado, 14 de junho de 2008

Noções


Entre mim e mim, há vastidões bastantes
para a navegação dos meus desejos afligidos.

Descem pela água minhas naves revestidas de espelhos.
Cada lâmina arrisca um olhar, e investiga o elemento que a atinge.

Mas, nesta aventura do sonho exposto à correnteza,
só recolho o gosto infinito das respostas que não se encontram.

Virei-me sobre a minha própria experiência, e contemplei-a.
Minha virtude era esta errância por mares contraditórios,
e este abandono para além da felicidade e da beleza.

Ó meu Deus, isto é minha alma:
qualquer coisa que flutua sobre este corpo efêmero e precário,
como o vento largo do oceano sobre a areia passiva e inúmera...

Cecília Meireles

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vitória, a primeira etapa está concluída



Nesta quinta-feira, 12 de junho e Dia dos Namorados, apresentamos o nosso Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), para avaliação da bancada. Chegamos cedo para treinar as falas, ficamos eufóricas, algumas de nós com aparente rubor na face durante a apresentação. Na exposição, levamos os livros que foram usados na bibliografia e também nove exemplares da revista Capricho que compulseram o estudo de caso, todos reunidos em uma mesa.

Começamos a apresentação explicando como escolhemos o tema, que antes era sobre o centenário da imigração japonesa, mas logo nas primeiras orientações soou um tema que a nossa orientadora jogou no ar: “mulher”! Esse tema fez nossos olhos brilharem, pois somos mulheres e feministas, e aos poucos entendemos que para ser uma feminista, esse processo deveria ser trabalhado na adolescência e não apenas na idade adulta. Cada integrante do grupo comentou sobre uma parte do trabalho e, com a avaliação da bancada, a apresentação durou cerca de 1 hora.

O nosso trabalho foi elogiado pelos professores Antônio Assiz, Juarez Xavier e Bernadete Toneto, que nos orientou. O professor Toninho, em seu breve comentário, ressaltou o quanto havíamos nos esforçado. A professora Bernadete elogiou o nosso blog e, segundo ela, estávamos fazendo o exercício de jornalistas, alimentando diariamente o blog e, criando assim, uma periodicidade nas postagens. Já o professor Juarez deu algumas sugestões para o nosso trabalho.

Começamos muito bem, mas temos uma grande etapa para ser cumprida neste segundo semestre: criar um produto que seja fundamentado no estudo que produzimos até agora. Neste próximo semestre faremos uma revista teen que irá oferecer mais do que moda e beleza, mas conceitos da imprensa feminina que questiona sobre a realidade vivida e, além disso, iremos aprofundar a discussão sobre a educação. Esse segundo semestre promete!

Roendo as unhas


Faltam poucas horas para a apresentação. A ansiedade toma conta das nossas perucas, porém a confiança de um bom trabalho nos conforta.

Tudo será rosa pra nós, meninas! Em nome do nosso quarteto, desejo boa sorte para todos os companheiros de classe!

Gente, encontrei esse esquema de apresentação na net! Sei que já temos o nosso, mas esse traz detalhes bem legais!

Esquema de apresentação

Apresentação
Meu nome é…
O meu trabalho é sobre…
Fui orientado pelo Prof…

Introdução
A escolha desse tema se deu em virtude…
Tive como objetivo demonstrar…
Usei como metodologia…
Como referência teórica utilizei autores como…
Sendo assim, meu trabalho ficou dividido da seguinte forma:

Desenvolvimento
Foram no total “x” capítulos…
No primeiro, abordo…
No segundo…
No terceiro…

Conclusão do trabalho – retomada da idéia central
Através dessa pesquisa, concluí que…
Num primeiro momento…
Que…

Conclusão final
Gostaria de agradecer a oportunidade de defender o meu trabalho e encerrar com a frase que sintetiza esse momento… ”O único meio de evitar erros é adquirindo experiência, mas, a única maneira de adquirir experiência, é cometendo erros”. (Este é um exemplo. Escolha uma frase relacionada a seu trabalho)
Obrigado.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Entregue!

Enfim, entregamos nosso TCC lindo e cor-de-rosa. Ufa!
Como não podiam faltar... Algumas fotos do momento que ficará em nossa memória por um bom tempo.


Um dia de alívio e ao mesmo tempo tenso porque em breve, dia 12, será a apresentação para a pré-banca e só então saberemos se está tudo em ordem, se precisaremos modificá-lo ou não.


O dia de hoje ficou marcado não só pela entrega do nosso pré-projeto, mas pela confirmação de que um grupo unido e confiante vai além das expectativas e consegue atingir seus objetivos. Além disso, nossa noite na universidade foi divertidíssima... com direito a blecaute no prédio e muitas fotos!!!


Por enquanto, nos resta aguardar e relaxar um pouquinho nesse final de semana. Divirtam-se!








quarta-feira, 4 de junho de 2008

TCC cor-de-rosa


Hoje fizemos os últimos retoques do nosso querido TCC. Cansadas, porém felizes e satisfeitas com a produção do trabalho. Nossa orientadora aprovou o conteúdo do pré projeto e agora ele será impresso e encadernado pela irmã da Beta.

Sexta-feira vamos entregá-lo e na próxima semana acontece a pré banca!!!





Como nosso tema de TCC é rosa e encantador, posto este poema do autor Fernando Pessoa.








Do seu longínquo reino cor-de-rosa

Do seu longínquo reino cor-de-rosa,
Voando pela noite silenciosa,
A fada das crianças vem, luzindo.
Papoulas a coroam, e , cobrindo
Seu corpo todo, a tornam misteriosa.
À criança que dorme chega leve,
E, pondo-lhe na fronte a mão de neve,
Os seus cabelos de ouro acaricia -
E sonhos lindos, como ninguém teve,
A sentir a criança principia.

E todos os brinquedos se transformam
Em coisas vivas, e um cortejo formam:
Cavalos e soldados e bonecas,
Ursos e pretos, que vêm, vão e tornam,
E palhaços que tocam em rabecas...

E há figuras pequenas e engraçadas
Que brincam e dão saltos e passadas...
Mas vem o dia, e, leve e graciosa,
Pé ante pé, volta a melhor das fadas
Ao seu longínquo reino cor-de-rosa