sábado, 4 de outubro de 2008

Cerejeiras!


Os japoneses gostam muito das flores de cerejeira porque sua forma e cor refletem as noções ideais de pureza e simplicidade das pessoas. Outro aspecto da flor da cerejeira é a fragilidade. As flores de vida curta, desabrocham em um dia e pouco tempo depois se dispersam ao vento. A existência da flor do sakura (cerejeira) foi comparada com o Bushido - o Caminho do Samurai, segundo cita em seu livro, o escritor Inazo Nitobe, em referência ao período das guerras, quando a morte espreitava a qualquer momento. A vida do samurai era tão efêmera como a flor da cerejeira.

Apreciar as flores - ou hanami, como se diz em japonês - é uma dessas tradições conservadas até hoje. Isso não significa que outros países não promovam eventos semelhantes. Mas nenhum povo o faz como os japoneses.

Existe todo um esquema que envolve o hanami, que inclui desde piqueniques a atrações diversas, sob as cerejeiras em flor. Os eventos são realizados em parques, templos, beiras de rios e até mesmo nas ruas. Em locais concorridos, é comum ver as pessoas guardando lugares sob as árvores desde a manhã, para amigos, familiares ou colegas da empresa.

Fonte: Cozinha Japonesa - Hanami: uma bela tradição japonesa


PS: Não vejo a hora de participar do hanami, quando estiver no Japão, no ano que vem! Cerejeiras são as mais belas árvores, e dão as mais lindas flores e frutos! *-*

PS2: Esta é a 100ª postagem de nosso blog! Parabéns às peruquetes! \o/

2 comentários:

Marina Zurdo disse...

=) que poste mais lindo..

Rô, faça o favor de tirar uma foto ao lado de uma cerejeira como esta e nos envie, hein rs

Beijinhos

Beta Torres Matsuoka disse...

Cooooooooooom certeza, Mari! XD
Vou tirar do lado, embaixo, abraçando e beijando! São tão lindas *-*

Bom é que eu vou chegar em plena época da primavera (abril), que é quando ela dá flores! *-*

Hehehehe ^^