terça-feira, 27 de maio de 2008

Convite


Conheça os segredos da Imprensa Feminina

Autora do livro Imprensa Feminina, Dulcília Buitoni fala sobre a importância desta segmentação do jornalismo durante coletiva.Para aqueles que pensam que a imprensa feminina se resume a receitas de bolos, dicas de beleza e testes de comportamento, a professora doutora, Dulcília Schroeder Buitoni, prova o contrário em entrevista coletiva. O evento acontece nessa quarta-feira, dia 28 de maio, na Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), a partir das 19h30.

Com mais de duzentos anos, a imprensa feminina atinge milhões de leitoras em todo o mundo. Estas publicações estiveram presentes em marcos históricos, como nos anos 60, período de ascensão do movimento feminista. Quando precisou servir de canal de expressão literária e voz ativa para as mulheres reclamarem seus direitos, lá estava ela.

Segundo Buitoni, a imprensa feminina tem papel de extrema importância na sociedade. “Essas publicações influenciam diretamente as leitoras. Elas são verdadeiras amigas que ajudam em tomadas de decisões sérias, como por exemplo, carreira, sexualidade e estilo de vida”, afirma.

Durante a coletiva, a professora doutora comentará sobre os livros de sua autoria e as pesquisas que já realizou neste campo da comunicação. Ela também contará experiências profissionais por quais já passou, entre elas o cargo de Editora da revista Capricho, na década de 70.



Serviço:
Entrevista coletiva com a convidada Dulcília Schroeder Buitoni - Especialista em Imprensa Feminina no Brasil.
Data: Quarta-feira, 28 de maio de 2008.
Horário: 19h30.
Local: Universidade Cidade de S. Paulo - Rua Cesário Galeno, 488 - Bloco B - Sala 104 –Tatuapé.



Quem é Dulcília Helena Schroeder Buitoni?


É graduada em Jornalismo e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado e doutorado em Letras também pela USP, e livre-docência em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

Trabalhou em mídia impressa, com maior atuação em revistas, principalmente na Editora Abril. Desde 1972, foi professora da ECA-USP e orientou algumas dezenas de mestrados e doutorados do curso de pós-graduação em Ciências da Comunicação. Em 1991, tornou-se professora titular de Jornalismo da ECA-USP, por concurso público.

Dulcília foi pesquisadora do Núcleo de Estudos Jornalismo e Linguagem da ECA-USP e é membro do NEMGE (Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero), da USP, desde 1985. Foi professora visitante na Faculdad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha, nos anos de 1993 e 2000.

Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado Comunicação na Contemporaneidade, da Faculdade Cásper Líbero, onde coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual. Dulcília é autora dos livros: Imprensa feminina, Mulher de papel, De volta ao quintal mágico: a educação infantil na Te-Arte, Quintal Mágico: Educação Arte na Pré-Escola e Teretetê - Relato de uma Infância.

Nenhum comentário: