sábado, 8 de março de 2008

8 de Março - dia de comemorar o quê?


O Dia Internacional da Mulher tomou significados distintos no decorrer dos anos. A princípio, seria um dia para homenagear as operárias que morreram em um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em NY. Naquele dia, centenas de mulheres morreram protestando contra seus empregos medíocres. Mais tarde, elas serviram de exemplo para muitas mulheres continuarem a lutar por seu espaço na sociedade. Mas, hoje em dia, 8 de Março parece ser um dia que algum babaca machista criou para poder fazer a infame piadinha: "e o dia do homem, qual é?" e um outro imbecil responde: "todos os outros 364 dias do ano, oras!". Afinal, a violência continua, o preconceito está cada vez maior, as mulheres cada vez mais alienadas e submissas. Comemorar o quê?! Porque comemoramos o tal "dia da mulher"? Sim, já atingimos muitas coisas em relação aos séculos passados, como o direito ao voto e ao divórcio, mas ainda há muita luta pela frente e não podemos cruzar os braços! Para muitas, essa é uma data de conformismo, criada para as "feministas histéricas" pararem de encher o saco. É um dia feito para nos iludir de que tudo está bem, que estamos satisfeitas, que já conseguimos tudo o que queríamos, que, finalmente, temos os mesmos direitos dos homens.

Como já bem dizia Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher; torna-se". Nesse dia, as alienadas vão assistir ao noticiário e pensar que tudo está lindo, que estamos simplesmente comemorando o "nosso" dia na Avenida Paulista. Comemorar o que, minhas filhas? A violência do teu marido? O sexismo? O preconceito? O seu salário ridículo? Ainda há muito pelo caminho até podermos comemorar o “nosso dia” dignamente. No entanto, as mulheres de verdade, estas sim vão sair da frente do fogão e ir à luta, vão protestar, vão botar a boca no mundo, e não somente no dia 8 do mês 3, e sim todos os dias de sua vida, pois isso sim é ser mulher, é ter atitude, é não desistir!

Nos dias atuais, com esse avanço tecnológico louco, todo mundo pode se expressar. Antigamente só podíamos nos reunir na Paulista e gritar um monte de coisas que quase ninguém entendia, mas hoje, existe aí o Orkut, os Blogs (como este!), o Youtube e até o MySpace. Por que não escrever um manifesto e espalhar por toda a rede? Ao invés de ficar fuçando no profile alheio, que tal participar das comunidades inteligentes que o Orkut possui ou comentar nos Blogs (sim! Ainda há inteligência na internet!)? Por que não filmar você e suas amigas falando algo bacana e inteligente e botar no Youtube? E o seu sonho de ter uma banda de protesto, cadê? O MySpace, o TramaVirtual e tantos outros estão aí para ajudar na divulgação. Não há desculpas para não protestar! Como já gritava a banda Bulimia "Não deixe que seus sonhos virem lembrança de uma dona de casa passiva e submissa". Saia do MSN e vá ler um livro, isso também é uma forma de protesto!

Vamos deixar a novela das 8 um pouco de lado (se possível, abandoná-la completamente!) e nos expressar, dizer o que pensamos, o que queremos! Cadê nosso direito ao aborto? Cadê nossos salários igualitários? Onde enfiaram a tal da igualdade entre os sexos?! Isso tudo não depende dos governantes, e sim de nós mesmas, MULHERES, dependemos da nossa própria pressão, da nossa raiva, da nossa "encheção de saco", como eles diriam. Vamos homenagear às tantas feministas que lutaram pelo o que temos hoje: vamos relembrar do incêndio na fábrica e abraçar, todos os dias, essa luta pela liberdade. Para merecermos um "Feliz dia da Mulher", devemos ser mulheres, e não simplesmente seres humanos do sexo feminino.

Feliz Dia da Mulher Revolucionária, mas só àquelas que realmente o são!!!

Um abraço a todas e VIVA LA WOMAN!

Nenhum comentário: