sexta-feira, 4 de abril de 2008

Entrevistamos Ciça Lessa

Hoje, fizemos nossa primeira entrevista para agregar ao TCC.

Ana Cecília Lessa nos recebeu muito bem e nos ajudou a entender algumas questões, principalmente sobre o pré-conceito e desvalorização que as revistas femininas para adolescentes sofrem até hoje. Entendemos sobre as diversas mudanças que a revista Capricho sofreu ao longo dos anos e ficou claro que tais mudanças são fundamentais para que possam acompanhar os jovens, que também mudam com muita freqüência, e percebemos que assim como Marília Scalzo, autora do livro “Jornalismo de Revista”, Ciça possui a mesma visão.

Outra questão abordada na entrevista foi sobre a importância da discussão de sexualidade nas revistas para adolescentes. Como estudiosa no assunto, Ciça nos informou que, na idade das leitoras, já é discutido tal assunto na escola e que muitas vezes, as meninas não acham respostas para suas dúvidas e é na revista que elas encontram.

Ciça Lessa, atualmente é Secretária Executiva da Rede ANDI Brasil, uma articulação de organizações não governamentais que vêem na comunicação uma ferramenta importante para efetivação dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros.

Entre os anos de 1989 e 2001, Ciça trabalhou na revista Capricho como editora em Comportamento e desenvolveu sua tese de mestrado, na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP, sobre “Sexualidade na Mídia Jovem" e já na ANDI, ajudou no relatório “A Mídia dos jovens” de 2005/2006.

A entrevistada nos levou a pensar no lado da revista, no papel que ela exerce e o porquê da sua existência. Começamos a entender a diferença entre o nosso foco e o foco da revista analisada (Capricho). Mais para frente, as coisas ficarão ainda mais claras. Até a próxima!!!

Nenhum comentário: